Saúde

Centro de Imagens é inaugurado no Hospital Dom Moura, em Garanhuns

Unidade de saúde é referência na região

Ana Maria Santiago de Miranda
Ana Maria Santiago de Miranda
Publicado em 03/09/2020 às 15:47
Divulgação/SES
FOTO: Divulgação/SES

O novo Centro de Imagens do Hospital Regional Dom Moura foi inaugurado nesta quinta-feira (3) em Garanhuns, no Agreste de Pernambuco. O espaço está equipado com um novo aparelho de raio-X e teve a estrutura externa recuperada. De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES), foram investidos cerca de R$ 350 mil na compra do aparelho e nas obras estruturais.

Em junho, um equipamento de radiologia portátil já havia sido entregue. No total, o investimento foi de R$ 650 mil. O novo equipamento digital vai ampliar em até cinco vezes o quantitativo de exames, saindo de 100 para 500 diários. A unidade terá três raios-X para o atendimento da população.

Em breve, o Hospital Dom Moura também deverá ganhar um tomógrafo para reforçar o Centro de Imagem. A área já foi analisada pela equipe de engenharia da SES para receber o equipamento. O secretário estadual de Saúde, André Longo, concedeu entrevista sobre este e outros assuntos à Rádio Jornal Garanhuns.

Ouça a íntegra:

Dom Moura

O Hospital Regional Dom Moura é unidade de referência em diversos atendimentos de emergência em especialidades como clínica médica e cirúrgica, obstetrícia, pediatria e ortopedia para a população dos 21 municípios que compõem a V Gerência Regional de Saúde (Geres), abrangendo mais de 500 mil habitantes. O serviço realiza por ano uma média de 90 mil atendimentos, 2,5 mil partos e cerca de 1,5 mil procedimentos cirúrgicos.

Há ainda atendimentos ambulatoriais nas áreas de ginecologia, ortopedia, neurologia, pediatria, cardiologia, pré-natal de alto risco, cirurgia geral e urologia, otorrinolaringologia, dermatologia, neuropediatria e geriatria, através do Programa Saúde do Idoso, ambulatório de microcefalia. Por ano, o ambulatório realiza cerca de 2,2 mil consultas.