Análise

"Brasil foi um dos que menos sofreu com a pandemia", diz Bolsonaro

Até a quinta-feira (10), o Brasil somava 4,2 milhões de casos confirmados da covid-19, menor apenas que Índia e Estados Unidos

Pedro Augusto
Pedro Augusto
Publicado em 11/09/2020 às 15:15
Isac Nóbrega/Presidência da República
FOTO: Isac Nóbrega/Presidência da República

O presidente Jair Bolsonaro afirmou, nesta sexta-feira (11), durante visita às obras de uma ferrovia, no interior baiano, que o Brasil não sofreu com o novo coronavírus. “Estamos vendo, em especial na mídia de lá de fora que o Brasil foi um dos países que menos sofreu com a pandemia, dadas as medidas do Governo Federal”, comentou Bolsonaro.

Até a quinta-feira (10), o Brasil somava 4,2 milhões de casos confirmados da covid-19, menor apenas que Índia e Estados Unidos. O país ainda possui a 9ª pior taxa de mortalidade proporcional, com 593 mortes para cada milhão.

Mesmo assim, o discurso do presidente durante a visita à cidade baiana de São Desidério, no oeste da Bahia, prosseguiu na contramão dos dados apresentados.

“Estamos praticamente vencendo a pandemia. O governo fez tudo para que os efeitos negativos fossem minimizados, quer seja com auxílio emergencial, que atingiu 65 milhões de pessoas no Brasil, ou com estímulos a pequenas e microempresas”, finalizou o presidente.