Política

Aprovação de Bolsonaro atinge 39% e supera reprovação pela primeira vez desde 2019

Esta é a quinta pesquisa consecutiva em que a aprovação do governo sobe

Ana Maria Santiago de Miranda
Ana Maria Santiago de Miranda
Publicado em 14/09/2020 às 16:23
José Cruz/ Agência Brasil
FOTO: José Cruz/ Agência Brasil

Uma pesquisa realizada pela XP em parceria com o Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (Ipespe) revelou que a aprovação do governo Jair Bolsonaro no mês de setembro superou numericamente a reprovação, pela primeira vez desde maio de 2019.

De acordo com o levantamento, a avaliação ótima ou boa do governo entre agosto e setembro oscilou de 37% para 39%. Já a avaliação ruim ou péssima mudou de 37% para 36%. A regular passou de 23% para 24%.

As variações estão dentro da margem de erro da pesquisa, que é de 3,2 pontos percentuais, para baixo ou para cima. No total, foram realizadas 1.000 entrevistas em todo o País, de 8 a 11 de setembro.

Esta pesquisa é a quinta consecutiva que demonstra aumento da aprovação do governo em comparação à reprovação, que segue em baixa.

Economia

Apesar da melhora na aprovação do governo, o levantamento mostra que cresceu a avaliação de que a economia brasileira não vai bem. A pesquisa apurou que o percentual de quem acredita que a economia está no caminho errado passou de 46% para 48% (ainda na margem de erro).

*Com informações do Estadão