Educação

Aulas presenciais são liberadas para o Ensino Médio; veja repercussão

As aulas presenciais só foram liberadas para alunos do Ensino Médio

Pedro Augusto
Pedro Augusto
Publicado em 22/09/2020 às 15:01
Reprodução/Por Dentro
FOTO: Reprodução/Por Dentro

As aulas presenciais para o Ensino Médio foram liberadas pelo Governo de Pernambuco e as opiniões no que diz respeito ao tema se encontram diferentes em relação a especialistas do setor. Enquanto uns vêm questionando o não avanço ainda para também retomada das aulas presenciais no que se refere à Educação Infantil, outros vêm cobrando por mais cautela em relação ao retorno total da rotina escolar.

Em entrevista ao programa Por Dentro, da TV Jornal Caruaru, o presidente do Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino do Estado de Pernambuco (Sinepe-PE), Arnaldo Mendonça, criticou a suposta priorização das aulas presenciais apenas para estudantes do Ensino Médio.

“Dia 6 de outubro, completamos 200 dias com escolas fechadas em Pernambuco. Não custa lembrar que 200 dias correspondem a um ano letivo e o Governo do Estado não apresenta nenhum cronograma de abertura da Educação Infantil e Fundamental”.

Já o professor de Biologia, Leandro Alberto, pregou por mais cautela em relação ao retorno das presenciais na rede educacional de ensino. “A pandemia ainda não está controlada. Como biólogo, falo justamente que não temos controle sobre essa pandemia e ainda há, sim, riscos em relação a uma segunda onda. Exigimos prudência da autoridades e das escolas”.

Entenda

Durante coletiva de imprensa realizada, na tarde desta segunda-feira (21), no Recife, o Governo do Estado confirmou a retomada das aulas presenciais para o Ensino Médio. Para tal autorização, o governo, através da Secretaria Estadual de Saúde, avaliou o processo de reabertura de unidades de ensino de vários países, cujo resultados foram considerados satisfatórios.

"Esta decisão foi tomada depois de análise dos números da pandemia no Estado e das experiências de alguns países, que já retomaram suas aulas durante este período e apresentaram bons resultados. Mas, é importante reforçar que este retorno neste momento é apenas para o Ensino Médio e acontece em caráter opcional, ficando a critério dos pais ou responsáveis decidirem se os estudantes voltam ou não para as aulas presenciais neste momento", observou o secretário estadual de Educação e Esportes, Fred Amâncio.

Conforme autorização do Governo do Estado, nesta etapa inicial de retomada das aulas presenciais para o Ensino Médio, se encontram aptas a retornar as atividades, a partir do próximo dia 6 de outubro, as turmas do 3º ano. Já no dia 13 de outubro estão autorizadas a ter aulas presenciais, as turmas do 2º ano enquanto no dia 20, as das turmas do 1º ano.

Normas

Para retornar às atividades presenciais, as escolas terão de seguir as normas estabelecidas no protocolo setorial da Educação, do Governo do Estado, respeitando as orientações sobre distanciamento social, as medidas de proteção e prevenção, bem como as de monitoramento e orientações. O retorno dos alunos é opcional e no caso dos menores de idade, a decisão será dos pais ou responsáveis no que diz respeito ao período de retorno.

Veja vídeo