Eleições

Saiba como baixar o aplicativo e-Título no celular ou tablet

Título de eleitor digital permite acesso fácil e prático às informações do eleitor

Marilia Pessoa Marilia Pessoa
Marilia Pessoa
Marilia Pessoa
Publicado em 30/09/2020 às 12:59
Reprodução/NE10 Interior
FOTO: Reprodução/NE10 Interior

O e-Título é um aplicativo desenvolvido para celulares e tablets para servir como título de eleitor digital. De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o app permite um acesso fácil e rápido às informações do eleitor que estão cadastradas na Justiça Eleitoral.

É possível consultar dados como zona eleitoral, situação cadastral, além da certidão de quitação eleitoral e da certidão de crimes eleitorais. Além disso, também será permitido justificar a ausências nas votações de 15 de novembro (1º turno) e 29 de novembro (2º turno), até 60 dias após cada pleito. A nova funcionalidade já está disponível na nova versão do aplicativo nesta quarta-feira (30).

O aplicativo estará atualizado para que as justificativas possam ser apresentadas a partir do dia da votação por quem não compareceu.

O e-Título pode ser baixado gratuitamente nas plataformas iOS ou Android. Depois de baixar, é preciso inserir os dados pessoais.

Como baixar

1 - Abra a loja de aplicativos do seu celular ou tablet. Procure por e-Título e clique para instalar. Também é possível procurar o aplicativo no hotsite do título de eleitor no Portal do TSE.

2 - Após baixar, informe dados como o nome completo, a data de nascimento, o número do título de eleitor, os nomes dos pais e, em seguida, clique em "Acessar".

3 - Agora você pode ter acesso às várias funcionalidades do aplicativo na palma das mãos.