Meio Ambiente

Comandante do Corpo de Bombeiros fala sobre incêndios que atingem vegetação em Petrolina

Fogo atinge área próxima ao assentamento Maria Gorete, em Cristália, na zona rural

NE10 Interior
NE10 Interior
Publicado em 15/10/2020 às 12:40
Reprodução/WhatsApp
FOTO: Reprodução/WhatsApp

Um incêndio de grandes proporções está atingindo a vegetação próxima ao assentamento Maria Gorete, em Cristália, na zona rural de Petrolina, no Sertão pernambucano, na manhã desta quinta-feira (15). Diversos incêndios estão sendo registrados recentemente em diversas regiões do Sertão do estado.

Uma equipe do Corpo de Bombeiros se deslocou até o local para tentar conter as chamas. Segundo informações do comandante Luciano Fonsêca, a equipe foi acionada inicialmente na tarde dessa quarta-feira (14).

"Nós fomos acionados no ínicio da tarde de ontem para atender a essa demanda nessa área. Mobilizamos uma equipe inclusive estabelecida para esse período mais seco. Ontem, fomos acionados, nosso pessoal chegou ao local, fez uma análise, fez o combate direto em alguns focos de incêndio", explicou ele em entrevista à Rádio Jornal Petrolina.

A área do incêndio, segundo o coronel, é extensa e de difícil acesso. A equipe conseguiu conter as chamas, mas o fogo voltou na manhã desta quinta. "Nosso pessoal manteve o trabalho e realizou o controle das chamas. Porém, em alguns lugares não era possível chegar. Orientamos as pessoas que estavam no local que se houvesse um "reinício" nas chamas, nos chamasse novamente", disse.

De acordo com ele, o chamado ocorreu nessa manhã, as equipes se deslocaram para a região e ele está aguardando informações para saber se será necessário a ajuda de equipes de reforço.

Ainda não se sabe o que está provocando os incêndios na região. Fonsêca recomendou que a os proprietários rurais tivessem cuidado no manejo das plantações e evitasse atear fogo para limpeza de terreno. "Estamos contado com ajuda da população para diminuir essas queimadas", pediu ele.

*Informações da Rádio Jornal Petrolina

Incêndio em Sertânia e Serra Talhada

Nesta quinta-feira (15), equipes do Corpo de Bombeiros continuam tentando conter o incêndio de grandes proporções que ainda está atingindo a zona rural dos municípios de Sertânia e Serra Talhada, no Sertão de Pernambuco.

O fogo chegou a atingir área do projeto Serra Grande, uma área da caatinga preservada. De acordo com a administração do parque, muitos animais morreram por causa do incêndio.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, as chamas já duram sete dias e atingiram mais de 1000 hectares até o momento. Ainda não se sabe o que teria causado o fogo.

Na manhã do domingo (11), o Parque Estadual Mata da Pimenteira, em Serra Talhada, no Sertão pernambucano foi tomado pelas chamas. Segundo o tenente coronel do Corpo de Bombeiros, Cristiano Correia, que comanda a operação de combate ao incêndio local, de 1º de agosto até 10 de outubro, foram atendidos mais de 250 chamados para contenção de incêndios em vegetação nativa na região do Sertão do Pajeú.