Viagens

Gol reabre base em Noronha e aumenta malha aérea em Pernambuco

Série de protocolos deve ser seguida para ingressar no arquipélago

Ana Maria Santiago de Miranda
Ana Maria Santiago de Miranda
Publicado em 21/10/2020 às 10:02
RICARDO ROLLO/MINISTÉRIO DO TURISMO
FOTO: RICARDO ROLLO/MINISTÉRIO DO TURISMO

A Gol Linhas Aéreas está aumentando a malha aérea em Pernambuco, após o período mais crítico da pandemia da covid-19. A ampliação dos assentos está sendo realizada nos aeroportos do Recife e de Petrolina, e representa um aumento de 76% na oferta, na comparação com o mês de setembro.

Em outubro, a Gol reabre a base de Fernando de Noronha, para interligar os clientes da malha aérea da companhia ao arquipélago. No mês passado, a Gol anunciou a retomada dos voos para Fernando de Noronha. Desta forma, as decolagens saindo do Recife serão às terças, quintas, sextas e sábados, às 13h50. Em Fernando de Noronha, os dias são os mesmos, e a saída é às 16h35.

A companhia aérea estava com as atividades paralisadas no arquipélago desde março, por causa da pandemia da covid-19.

Protocolos de segurança

As atividades turísticas ficaram sem funcionar em Fernando de Noronha por quase cinco meses. A ilha reabriu para o turismo no dia 10 de outubro, mas é preciso seguir uma série de protocolos.

Para visitantes que não contraíram a covid-19, é preciso fazer o teste RT-PCR um dia antes do embarque ou na data da viagem. Caso o resultado não tenha saído no momento do desembarque em Noronha, o visitante precisará ficar em isolamento no local da hospedagem até a liberação do exame.

Será preciso ainda repetir o teste na saída da ilha, para que haja um controle da Vigilância em Saúde sobre uma possível contaminação comunitária. O primeiro teste será custeado pelo turista e o segundo, pelo Governo de Pernambuco.

Para circular na ilha, também é preciso baixar o aplicativo Dycovid - Dynamic Contact Tracing e aceitar um termo de compromisso antes do embarque, se comprometendo a cumprir o protocolo e as orientações das autoridades de saúde.

Os visitantes que contraíram a covid-19 devem realizar e enviar o RT-PCR com mais de 20 dias ou exame sorológico quantitativo de IgG com menos de 90 dias. Na saída da ilha ou no quinto dia após o desembarque, também é preciso fazer o RT-PCR. Estas pessoas também precisam baixar o aplicativo e aceitar o termo de compromisso.

Outra mudança é que o pagamento da Taxa de Preservação Ambiental é feito apenas online.

Mais assentos em voos

A Gol também está aumentando a oferta de assentos no Aeroporto Internacional dos Guararapes, no Recife. Para o Aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro, e o de Congonhas, em São Paulo, serão 21 decolagens por semana. Para Brasília, serão 14 decolagens semanais e para Salvador (BA), serão sete voos por semana.

Já em Petrolina, no Sertão de Pernambuco, a rota para Guarulhos (SP) terá oito voos por semana. As viagens para Salvador também serão ampliadas, com seis voos por semana, através de uma parceria com a VoePass.

O objetivo da ampliação dos voos é transportar cargas de emergência, passageiros que precisam visitar familiares, profissionais de saúde que atuam no combate à covid-19 e pessoas em viagens corporativas e de turismo.