O papa Francisco disse em uma carta divulgada pelo Vaticano que sonha com uma Europa "saudavelmente laica, onde Deus e César sejam distintos mas não opostos". O texto foi dirigido aos líderes da igreja católica do continente.
"Uma terra aberta à transcendência, onde quem é crente seja livre para professar publicamente a fé e propor o próprio ponto de vista na sociedade", afirmou o pontífice.
> Papa Francisco defende união civil entre homossexuais: "São filhos de Deus"
O chefe da igreja católica deseja que a Europa seja amiga das pessoas, e que a dignidade de todos seja respeitada, "onde a pessoa seja um valor em si e não o alvo de um cálculo econômico ou uma mercadoria".
O papa Francisco disse que a Europa é uma família de povos distintos entre si, mas unidos por uma história e destino comuns.
O religioso afirmou que a pandemia da covid-19 mostrou que ninguém pode sair adiante sozinho, e que o modo individualista de entender a vida e a sociedade "leva somente ao desânimo e à solidão".
O papa declarou ainda que o desafio ecológico inclui a escolha entre um modo de vida inclusivo "que valoriza o que foi criado e as criaturas".
*Com informações da AFP