Saúde

Pernambuco avalia reabrir leitos de UTI se ocupação por covid-19 superar 80%

Vagas foram desativadas durante período de queda de casos graves

NE10 Interior
NE10 Interior
Publicado em 06/11/2020 às 8:12
FOTO: ANDRÉ RÊGO BARROS/DIVULGAÇÃO PCR
FOTO: FOTO: ANDRÉ RÊGO BARROS/DIVULGAÇÃO PCR

O governo de Pernambuco está avaliando a possibilidade de reabrir leitos de Terapia Intensiva (UTI) se a taxa de ocupação para casos suspeitos e confirmados de coronavírus superar 80% no estado. As vagas de leitos de UTI haviam sido desativadas na época da queda nos casos graves.

Também foi anunciada a abertura de mais um centro de testagem do coronavírus no modelo drive-thru. O espaço começa a funcionar a partir da próxima quarta-feira (11) no Ginásio Esportivo Geraldo Magalhães (Geraldão), no bairro da Imbiribeira, no Recife.

"Continuamos monitorando os indicadores hospitalares, e o nosso plano de contingência prevê que, se forem alcançadas taxas sustentadas superiores a 80%, iremos desbloquear leitos, reconvertendo-os para o atendimento aos casos de srag (síndrome respiratória aguda grave)", disse o secretário de Saúde de Pernambuco, André Longo.

De acordo com ele, Pernambuco teve mais de 1,5 mil vagas de UTI para os casos suspeitos e confirmados de covid-19: "Hoje são 786. Mesmo assim, a ocupação está em um patamar de controle".

Quedas de casos graves em outubro

Segundo o secretário, houve uma queda de 14% de casos graves da doença em outubro (700 ao todo), em comparação com setembro (813 casos). Ainda segundo ele, os números estão em controle.

"Terminamos o mês de outubro melhor do que começamos, com uma queda de 9,1% nas notificações de casos graves e de 25,8% nos óbitos por srag. Mas esses dados precisam continuar sendo monitorados para ver se teremos mudanças no cenário epidemiológico, porque, até agora, os registros de aumento nas internações não estão tendo reverberação nas notificações", disse.