O comércio de Caruaru, no Agreste de Pernambuco, vai funcionar aos domingos até o fim do ano. O objetivo é fomentar ainda mais a economia do município, acompanhando o calendário de realização da Feira da Sulanca. A Sulanca, que é realizada às segundas, também está acontecendo aos domingos até o fim do ano.
De acordo com o Sindicato dos Lojistas do Comércio (Sindloja), os lojistas poderão determinar a jornada de trabalho em todos os domingos de dezembro: 6, 13, 20 e 27. Os lojistas interessados precisam enviar um comunicado com a relação dos empregados que irão trabalhar e as respectivas folgas.
> Feira da Sulanca de Caruaru acontece em dois dias a partir deste domingo
O envio deve ser feito na segunda anterior ao domingo trabalhado. As empresas não associadas também precisam encaminhar o comunicado ao Sindloja e ao Sindecc. Os associados em dia com as contribuições poderão realizar o procedimento através do aplicativo Sindloja Digital ou pelo site.
Direitos
Os funcionários que trabalharem aos domingos têm direito a ajuda de custo no valor mínimo de R$ 45, garantia de intervalo de duas horas para refeição e descanso ou de uma hora com a concessão de almoço pelo empregador e vale-transporte ou o equivalente em dinheiro, quando necessário para o empregado.
Os trabalhadores do comércio atuam no sistema de um domingo trabalhado por um domingo de folga. Já os trabalhadores das lojas de shoppings e outros centros de compras trabalham no sistema de dois domingos trabalhados por um domingo de folga. A carga horária semanal deve ser de 44 horas.