Lei Aldir Blanc

Músicos de Belo Jardim denunciam falta de repasses de auxílio emergencial

Artistas criticam morosidade por parte do governo municipal para pagamentos do benefício

Pedro Augusto
Pedro Augusto
Publicado em 07/12/2020 às 14:38 | Atualizado em 18/03/2022 às 12:52
Reprodução/NE10 Interior
FOTO: Reprodução/NE10 Interior

Conhecida também como a Terra dos Músicos, em Belo Jardim, no Agreste pernambucano, atualmente, artistas locais vêm se queixando da suposta falta de repasse de recursos advindos da Lei Aldir Blanc. Esta última foi criada este ano pelo Governo Federal com o objetivo de estabelecer auxílio emergencial para artistas, coletivos e empresas que atuam no setor cultural e que vêm atravessando dificuldades financeiras durante a pandemia da covid-19.

 

Jaci Lima é atriz e cantora local e, desde que soube da vigoração da Aldir Blanc, ela tentou assegurar o benefício, mas até o presente momento, não conseguiu obter os repasses. 

"O recurso já está na cidade, vem demorando esse repasse, porque o edital demorou a ser feito, e atualmente os funcionários da Secretaria Municipal de Cultura estão querendo parar de trabalhar, porque não vêm recebendo salário. Ou seja, é uma problema da gestão municipal, a nossa classe artística não está podendo resolver tal situação".

O rapper PRk é outro artista de Belo Jardim, que até agora, não viu a "cor do dinheiro" da Lei Aldir Blanc. "Contávamos com esse dinheiro desde que soubemos da Lei, entretanto até agora nada. Já podíamos estar adiantando os nossos projetos artísticos, porém nos encontramos parados e sem o benefício".

Resposta

Por meio de nota, a Prefeitura de Belo Jardim explicou que a gestão municipal já assinou a liberação do auxílio referente a Aldir Blanc. A Prefeitura também ressaltou que irá resolver a demanda de salários atrasados em relação aos funcionários da Secretaria de Cultura.   

Veja vídeo