Portugal

Procurado pela Interpol por crimes sexuais é preso em Pernambuco e extraditado

Ele cometeu vários crimes em Portugal e no Brasil

Ana Maria Santiago de Miranda
Ana Maria Santiago de Miranda
Publicado em 07/12/2020 às 9:32
Divulgação/Polícia Federal
FOTO: Divulgação/Polícia Federal

A Polícia Federal em Pernambuco extraditou nesse fim de semana um português de 31 anos, que foi condenado por crimes sexuais e era procurado pela Interpol. O estrangeiro foi entregue no Aeroporto Internacional dos Guararapes para policiais portugueses, que ficaram responsáveis por levá-lo para Portugal. No país europeu, o estrangeiro irá responder pelos crimes cometidos.

O português havia sido preso no dia 12 de março de 2018, no bairro Santo Amaro, em operação realizada pela Polícia Federal e Polícia Militar. Ele estava há dois anos no Brasil de forma irregular e havia sido notificado pela PF a deixar o país. Apesar disto, se escondeu em comunidades distantes dos grandes centros de Pernambuco e da Paraíba para não ser preso.

Em Portugal, ele deve responder por crimes sexuais cometidos contra mulheres portuguesas (estupro e ameaça qualificada). Os crimes teriam ocorrido em fevereiro de 2015. Ele foi condenado a uma pena de seis anos e 2 meses.

Crimes no Brasil

No Brasil, o estrangeiro foi autuado três vezes pela Lei Maria da Penha, por causa de agressividade em relacionamentos com mulheres pernambucanas e paraibanas. O português também chegou a se envolver em brigas com guardas municipais da Paraíba. Ele confessou ainda que comandava um ponto de venda de drogas em Portugal e foi denunciado pela própria mãe, quando decidiu fugir do país.

A prisão preventiva para extradição foi decretada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal Gilmar Mendes, em 2 de março de 2018. Os policiais o localizaram após uma operação conjunta entre as polícias federal e militar. Ele foi extraditado no último fim de semana.