Vinte e cinco de janeiro de 2021. Esta é a data confirmada pelo governo do São Paulo em relação ao início da imunização da população do estado no que se refere à covid-19. De acordo com o governo, os primeiros a receber as doses da Coronavac serão profissionais de saúde e pessoas com mais de 60 anos.
- Covid-19: plano nacional de vacinação terá quatro fases
- Papais e mamães: saibam os pontos de vacinação contra a poliomielite
- OMS: vacinação contra covid-19 só deve ocorrer entre março e abril na América Latina
- Campanha Nacional de Vacinação contra a Pólio termina nesta sexta
- OMS afirma que não pode obrigar vacinação contra covid-19 no Brasil
Nesta primeira fase, ao todo, 9 milhões serão vacinadas, segundo estimativa do governo. O período de imunização ocorrerá do dia 25 de janeiro até 28 de março do próximo ano. A princípio, está prevista a chegada de 46 milhões de doses e insumos da China. São Paulo já recebeu cerca de 1 milhão. As outras devem chegar até janeiro.
A expectativa do governo paulista é enviar a documentação final com os resultados da eficácia da Coronavac, que ainda ainda está em fase final de testes, para análise da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), até a próxima semana. Se ela for aprovada pela Anvisa,a imunização pode começar.
Outros estados
Ainda sobre a vacinação contra covid-19, o plano de imunização foi anunciado pelo governador de São Paulo, João Doria (PSDB), e prevê apenas uma imunização estadual, por enquanto. No entanto, segundo o governador, quatro milhões de doses serão disponibilizadas a estados que tiverem interesse em adquirir a CoronaVac para vacinar profissionais de saúde.
Cronograma de vacinação:
Dose 1
25/1 - Profissionais da Saúde, indígenas e quilombolas
8/2 - Pessoas com 75 anos ou mais
15/2 - Pessoas com 70 a 74 anos
22/2 - Pessoas com 65 a 69 anos
1º/3 - Pessoas com 60 a 64 anos
Dose 2
15/2 - Profissionais da Saúde, indígenas e quilombolas
1º/3 - Pessoas com 75 anos ou mais
8/3 - Pessoas com 70 a 74 anos
15/3 - Pessoas com 65 a 69 anos
22/3 - Pessoas com 60 a 64 anos