A Caixa Econômica Federal liberou nesta terça-feira (15) o saque do abono salarial do PIS para os empregados nascidos no mês de dezembro que trabalham em empresas privadas. O valor pode chegar a até R$ 1.045, variando de acordo com o tempo trabalhado. Quem recebeu o dinheiro pode realizar movimentações financeiras na poupança digital, no aplicativo Caixa Tem. O pagamento é efetuado para quem trabalhou com carteira assinada ou como funcionário público em 2019.
> Veja lista de lojas que aceitam cartão virtual do Caixa Tem
Os pagamentos vão ser efetuados até o dia 30 de junho de 2021, de acordo com o calendário divulgado pela Caixa. O cronograma segue conforme o mês de nascimento para empregados da iniciativa privada (PIS) e o número de inscrição do Pasep para funcionários públicos. Para ter direito, é preciso preencher alguns requisitos, como ter recebido em média até dois salários mínimos por mês.
Quem não recebe
Não têm direito ao pagamento as pessoas que receberam adiantamento do dinheiro do PIS ou Pasep no dia 30 de junho de 2020. São elas correntistas da Caixa com direito ao abono do PIS nascidos entre julho e dezembro e correntistas do Banco do Brasil com direito ao abono do Pasep e número de inscrição terminado entre 0 e 4.
Como consultar
Para saber se tem direito ao abono salarial, é possível fazer a consulta das seguintes maneiras:
PIS (trabalhador de empresa privada)
No Aplicativo Caixa Trabalhador
No site da caixa (www.caixa.gov.br/PIS), clique em "Consultar pagamento"
Pelo telefone de atendimento da Caixa: 0800 726 0207
Pasep (servidor público):
Pelos telefones da central de atendimento do Banco do Brasil: 4004-0001 (capitais e regiões metropolitanas); 0800 729 0001 (demais cidades) e 0800 729 0088 (deficientes auditivos)
Confira o calendário:
Calendário para empregados de empresa privada -
Calendário para funcionários públicos -