economia

Governo discute antecipação do 13º salário para aposentados em 2021

A medida para aposentados e pensionistas foi comentada pelo ministro da Economia, Paulo Guedes

NE10 Interior
NE10 Interior
Publicado em 21/12/2020 às 13:01
Tânia Rêgo/Agência Brasil
FOTO: Tânia Rêgo/Agência Brasil

Em audiência virtual do Congresso Nacional, o ministro da Economia, Paulo Guedes, comentou que aposentados e pensionistas poderão receber o 13º salário e outros benefícios antecipadamente em 2021.

O ministro afirmou que, caso a recuperação econômica atrase, a antecipação dos benefícios não será descartada. Guedes reforçou ainda que a antecipação de benefícios e o adiamento de tributos não têm impacto no orçamento de 2021.

“Não descartamos ainda ferramentas que temos, dentro do teto, completamente dentro do teto, e que inclusive nós usamos antes mesmo [da aprovação] do Orçamento de Guerra. Temos capacidade de antecipar benefícios, de diferir arrecadações [adiar pagamentos]. Temos várias ferramentas que vão permitir calibrar essa aterrissagem [da economia] lá na frente”, declarou Guedes.

Auxílio emergencial

O ministro Paulo Guedes comentou ainda sobre o fim do Auxílio Emergencial. Com a última parcela sendo paga em dezembro de 2020, Guedes afirmou que o auxílio deve ajudar a economia até fevereiro de 2021, já que alguns beneficiários só poderão sacar o benefício no início do próximo ano.