coronavírus

Ex-presidente da Anvisa diz que não vai haver São João de Caruaru em 2021

Gonzalo Vecina Neto explicou ainda sobre o processo de aprovação das vacinas no país

Rádio Jornal Caruaru
Rádio Jornal Caruaru
Publicado em 13/01/2021 às 16:32
VALÉRIA GONÇALVEZ/ESTADÃO CONTEÚDO/AE
FOTO: VALÉRIA GONÇALVEZ/ESTADÃO CONTEÚDO/AE

Nesta quarta-feira (13) o ex-presidente da Anvisa, Gonzalo Vecina Neto, participou de entrevista na Rádio Jornal Caruaru. O médico e sanitarista reforçou que por causa da pandemia da Covid-19 não haverá São João de Caruaru em 2021. Gonzalo também falou sobre como funciona o processo de registro da vacina e que este é um procedimento padrão para uso de produtos médico-hospitalares.

“A função do registro é ter uma análise de segurança e de eficácia. A segurança verifica se o produto não produz mortes e a eficácia é para verificar se o produto trata, se ele diminui de alguma forma algum tipo de evento”, afirmou Gonzalo.

Anvisa deve decidir sobre uso emergencial de vacinas contra covid-19 no domingo

Ainda de acordo com o médico, o registro é um processo sistemático que analisa um grande volume de documentos, verificando cada caso e seus resultados de forma individual.

Eficácia da vacina

O médico explicou ainda como é feita a análise da eficácia das vacinas. De acordo com ele, o percentual de eficácia de 50,38% registrado pelo Butantan é um cálculo que leva em conta os casos leves e menos graves. Já o percentual de 78%, divulgado anteriormente, leva em consideração apenas uma parcela dos infectados pela doença.

Doses da vacina

Gonzalo falou ainda que todas as pessoas deverão tomar duas doses da vacina. É possível esperar um tempo além dos 21 dias recomendados, mas ela só terá eficácia total se for aplicada em duas doses.

O médico explicou também que não é recomendado tomar uma dose de uma fabricante e depois tomar a segunda dose de outra fabricante, porque ainda não se sabe quais são os efeitos colaterais provocados pela mistura.

São João de Caruaru

Ao final da entrevista, Gonzalo Vecina explicou que não será possível realizar a festa de São João em Caruaru no ano de 2021. O médico destacou ainda que é importante a suspensão das festividades para que elas ocorram de forma segura no próximo ano.

As tradicionais prévias carnavalescas realizadas na Capital do Agreste também não devem ser realizadas neste ano

“Vamos ter a vacina, mas não vamos ter um volume concentrado [...]. Quando estivermos em junho, vamos estar na metade do caminho, muita gente sem vacina ainda. Por isso, infelizmente, não vamos ter a festa em Caruaru neste ano”, afirmou.

Confira a entrevista completa