festa junina

São João de Caruaru pode ser cancelado em 2021

As tradicionais prévias carnavalescas realizadas na Capital do Agreste também não devem ser realizadas neste ano

Eduarda Cabral
Eduarda Cabral
Publicado em 12/01/2021 às 12:25
Divulgação/Prefeitura de Caruaru
FOTO: Divulgação/Prefeitura de Caruaru

A realização das festas juninas na Capital do Forró ainda é uma incógnita para o ano de 2021. O tradicional São João de Caruaru, que reuniu mais de 3,2 milhões pessoas na sua última edição em 2019, pode não ser realizado mais uma vez em virtude da pandemia da Covid-19.

São João de Caruaru teve formato virtual em 2020

Em entrevista à Rádio Jornal Caruaru, o presidente da Fundação de Cultura e Turismo de Caruaru (FCTC), Rubens Júnior, comentou que o São João de Caruaru pode ser cancelado em 2021. Mesmo com a estrutura e o cronograma de vacinação que está sendo pensado, o processo de imunização da população deve demorar mais do que o previsto, tendo como base a vacinação que ocorre em outros países.

A demora no cumprimento das etapas do cronograma de vacinação da população deve implicar no cancelamento da festa do “Maior e Melhor São João do Mundo" em mais um ano. Entre outros fatores, existe a dificuldade em cumprir com os protocolos de higiene e segurança diante da aglomeração registrada nas festas juninas.

“Possivelmente nós não vamos ter São João. A cada dia que se passa eu me preocupo mais. Apesar de estar aqui, preparando o São João, a probabilidade de que ele seja realizado é muito pequena”, afirmou Rubens Júnior.

Covid-19: Vacinação em PE priorizará mais de 2,8 milhões de pessoas dos grupos de risco

Outro fator que implica na não realização do São João de Caruaru é o decreto que prorroga o estado de calamidade pública em Pernambuco, que foi estendido pelo Governo do Estado até o dia 30 de junho de 2020.

Sobre a decisão final a respeito da realização da festa, Rubens Júnior explicou que a gestão municipal deve aguardar algum tempo para realizar a divulgação e que não existe a possibilidade de realizar a festa em outro mês do ano. Se a festa não for realizada no mês de junho, não haverá São João de Caruaru em 2021.

“Vamos esperar um pouco mais até que a gente possa tomar uma decisão, se pode ou se não pode”, disse o presidente da FCTC.

Carnaval em Caruaru

Ainda de acordo com o presidente da Fundação de Cultura e Turismo, as tradicionais prévias carnavalescas não devem ser realizadas em Caruaru, seguindo a determinação do Governo do Estado.

Carnaval de 2021 é oficialmente suspenso em Pernambuco

Carnaval de Caruaru é realizado no centro da cidade, uma semana antes do Carnaval
Carnaval de Caruaru é realizado no centro da cidade, uma semana antes do Carnaval
Divulgação/Prefeitura de Caruaru

Não estão permitidas festas públicas ou privadas e a Fundação de Cultura não dará nenhum tipo de incentivo para a realização de eventos, tendo em vista que as festas estão proibidas. Um dos principais blocos de prévia carnavalesca de Caruaru, o bloco da Confraria da Sucata, também não deve ser realizado por causa do decreto.  

O presidente da fundação reforçou ainda que quem descumprir o decreto pode ser penalizado pelas equipes de fiscalização da Ordem Pública, do Procon e da Vigilância Sanitária.

Escute a entrevista completa