Saúde

Hospital das Clínicas, no Recife, receberá pacientes de Manaus

Foram disponibilizados 10 leitos

Laís Milena
Laís Milena
Publicado em 15/01/2021 às 17:17
 Arthur de Souza
FOTO: Arthur de Souza

O colapso na saúde do Amazonas deixou todo o estado sem oxigênio e unidades de saúde sem condições para tratar os pacientes. Na quinta-feira (14), a Justiça Federal determinou que todos os pacientes da rede pública de Manaus, com risco de morte, devido a falta de oxigênio, sejam transferidos para outros estados.

Paulo Câmara afirma colocou Pernambuco à disposição do Amazonas

Uma rede de apoio, coordenada pelo Ministério da Saúde foi montada em todo o país para realizar a transferência dos pacientes com Covid-19, que não encontram vagas para internação na capital amazonense. A Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) disponibilizou 150 leitos, os quais estão distribuídos em nove hospitais universitários federais do país.

O Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Pernambuco (HC-UFPE)/Ebserh faz parte da rede e confirmou, nesta sexta-feira (15), que vai disponibilizar 10 leitos para os pacientes de Manaus. Uma operação está sendo firmada para reorganizar as equipes e redistribuir os leitos. A data em que eles irão chegar ainda não foi definida.

Os pacientes ficarão internados na enfermaria de Doenças Infecciosas e Parasitária do HC, espaço que recentemente passou por uma requalificação estrutural. De abril a dezembro de 2020 a unidade de saúde atendeu 403 pacientes com coronavírus.

Apoio de Pernambuco

Na noite da última quinta-feira (14), o governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB), informou nas redes sociais que colocou o Estado à disposição dos pacientes do Amazonas. “Faremos tudo que esteja ao nosso alcance para ajudar os irmãos do Amazonas a superar esse momento crítico da pandemia”, diz Paulo Câmara na publicação.

Transferências

Os pacientes começaram a ser transferidos em voos da Força Aérea Brasileira (FAB) na manhã desta sexta-feira (15). Até o momento devem ser transferidos 235 pacientes de Manaus para outros estados. De acordo com o Ministério da Saúde, já foram garantidos 149 leitos em outros Estados. São 40 em São Luís (MA), 30 em Teresina (PI), 15 em João Pessoa (PB), 10 em Natal (RN), 20 em Goiânia (GO), 4 em Fortaleza (CE), 10 em Recife (PE) e 20 no Distrito Federal.

* Com informações do JC Online