Na noite da última quinta-feira (14), o governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB), informou nas redes sociais que colocou o Estado à disposição dos pacientes do Amazonas. O gestor estadual disse que conversou com o governador Wilson Lima (PSC) para oferecer ajuda.
“Faremos tudo que esteja ao nosso alcance para ajudar os irmãos do Amazonas a superar esse momento crítico da pandemia”, diz Paulo Câmara na publicação.
Falei há pouco com o governador Wilson Lima e coloquei o estado de Pernambuco à disposição dos cidadãos amazonenses, nesse momento tão difícil. Faremos tudo que esteja ao nosso alcance para ajudar os irmãos do Amazonas a superar esse momento crítico da pandemia.
— Paulo Câmara 40 (@PauloCamara40) January 15, 2021
> Gusttavo Lima diz que fará doação de 150 cilindros de oxigênio para Manaus
> Whindersson Nunes doa oxigênio para pacientes de Manaus e chama famosos para ajudar
Transferências
Na manhã desta sexta-feira (15), o Amazonas começou a transferir pacientes para outros Estados. Devem ser transferidos 235 pacientes da cidade de Manaus com ajuda da Força Aérea Brasileira (FAB).
Pernambuco é um dos destinos da FAB. A capital pernambucana, Recife, já anunciou que disponibilizará 10 leitospara os pacientes transferidos.
> Pacientes são transferidos de Manaus para outros estados
Colapso em Manaus
Profissionais de saúde e parentes de pacientes com Covid-19 informaram que falta oxigênio nos hospitais de Manaus (AM). Vídeos divulgados nas redes sociais mostram médicos transportando cilindros e familiares tentando comprar o item.
"O Estado está mobilizando uma operação junto com o Exército para trazer cilindros de oxigênio de Guarulhos, em São Paulo, estudando a montagem de miniusinas de oxigênio e também estou pedindo a ajuda dos demais estados para que identifiquem empresas que possam fornecer esse produto ao Amazonas", disse o governador Wilson Lima.