Covid-19

Vacinação contra Covid-19 deve ter início na próxima semana em Caruaru

A informação foi divulgada pelo secretário de Saúde, Breno Feitosa, que também afirmou que a vacinação vai começar pelos grupos prioritários

Eduarda Cabral
Eduarda Cabral
Publicado em 15/01/2021 às 16:40
Reprodução/TV Jornal Interior
FOTO: Reprodução/TV Jornal Interior

Na tarde desta sexta-feira (15), a cidade de Caruaru, no Agreste de Pernambuco, recebeu um carregamento com 49.208 seringas, que serão destinadas a vacinação contra a Covid-19. De acordo com o secretário de Saúde, Breno Feitosa, a previsão é de que as primeiras doses cheguem ao município até a próxima quarta-feira (20).

 > Pernambuco tem plano de vacinação pronto; veja quem tem prioridade

Na primeira fase da campanha de vacinação, o município deve contar com 20 mil doses, que serão distribuídas pelo Governo de Pernambuco depois do repasse do Ministério da Saúde. Em Caruaru, devem ser adotadas estratégias de vacinação para a distribuição do imunizante aos grupos prioritários na primeira fase. 

Assim como o plano divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde (SES), a vacinação em Caruaru deve atender primeiro os seguintes grupos:

• Idosos acima de 75 anos
• Idosos institucionalizados
• Indígenas que vivem em aldeias
• Profissionais da saúde que estejam atuando na linha de frente da Covid-19

Quais são as vacinas?

De acordo com  a previsão feita pelo ministro da Saúde, Eduardo Pazzuelo, em reunião com os representantes dos municípios na última quinta-feira (14), no dia 17 de janeiro deverão chegar ao Brasil 6 milhões de doses da Coronavac, da biofarmacêutica chinesa Sinovac Biotech em parceria com o Instituto Butantan, além de 2 milhões da Astrazeneca, vacina da Oxford em parceria com a Fiocruz.

A partir daí, na segunda-feira (18), as vacinas serão distribuídas para todas as capitais. Em seguida, até a quarta-feira haverá a interiorização, quando as vacinas devem ser encaminhadas para as outras cidades.

A estimativa do Ministério da Saúde é de que, até o mês de abril, aproximadamente 80 milhões de doses das vacinas cheguem até o Brasil, ampliando, assim, o público a ser imunizado.

Confira detalhes sobre a prioridade da vacinação