A vacinação contra a Covid-19 foi suspensa nesta quinta-feira (21), em Manaus, no Amazonas devido à pouca quantidade de doses. A suspensão ocorre após parentes de empresários postarem fotos tomando a vacina e 'furando a fila' do grupo prioritário. No momento, apenas quem trabalha nas ambulâncias do Samu recebeu a vacina.
Durante uma transmissão ao vivo nas redes sociais, o prefeito de Manaus, David Almeida, falou sobre uma portaria proibindo fotos de vacinação. No vídeo, o prefeito disse que as fotos que estão circulando não são de pessoas vacinas contra a Covid-19, e sim contra outras doenças. O Ministério Público do Amazonas vai apura os casos de desvio de vacinas.
De acordo com o governo do estado, o Amazonas recebeu 282 mil doses de vacinas. No entanto, apenas 221 mil foram distribuídas entre os municípios. Os integrantes das Secretarias de Saúde do Amazonas e da prefeitura de Manaus se reuniram para definir quais os profissionais e as unidades de saúde terão prioridade para receber as doses.
Novos critérios
A vacinação deve ser retomada na sexta-feira (22). Serão vacinados quem trabalha nas unidades de referência, de média e alta complexidade, e em quem tem contato direto com pacientes com Covid-19, levando em conta fatores como comorbidade e a idade.