O auxílio emergencial se encaminha para os últimos saques de pagamentos, que serão realizados até o fim de janeiro de 2021. Até o momento, o Governo Federal não anunciou uma nova prorrogação do benefício, mas o Projeto de Lei 5650/20 pode prorrogar o auxílio em função da pandemia da Covid-19.
> Auxílio Emergencial em 2021: confira o calendário de saques
> Educador financeiro projeta 1º trimestre mais difícil sem auxílio
O projeto prevê a prorrogação dos pagamentos até abril deste ano com valor de R$ 600. O benefício, criado pela Lei 13.982/20, prevê o atendimento de pessoas em situação de vulnerabilidade social diante do estado de calamidade pública provocado pela pandemia.
O projeto está em tremitação na Câmara dos Deputados e de acordo com o deputado Chiquinho Brazão (Avante-RJ) o auxílio contribuiu com a redução do índice de pobreza e manteve a atividade econômica.
"Caso o auxílio não tivesse sido oferecido, desde abril de 2020, o índice de pobreza teria saltado para 36%, durante a pandemia. Além da queda de renda da população, o fim do benefício vai afetar a arrecadação de estados e municípios e os pequenos comércios locais”, afirmou Chiquinho.