benefício

Projeto prevê prorrogação do auxílio emergencial de R$ 600 até abril

Com últimos saques em janeiro, o benefício pode ser prorrogado por causa da pandemia da Covid-19

NE10 Interior
NE10 Interior
Publicado em 25/01/2021 às 14:31
Marcelo Camargo/ABr
FOTO: Marcelo Camargo/ABr

O auxílio emergencial se encaminha para os últimos saques de pagamentos, que serão realizados até o fim de janeiro de 2021. Até o momento, o Governo Federal não anunciou uma nova prorrogação do benefício, mas o Projeto de Lei 5650/20 pode prorrogar o auxílio em função da pandemia da Covid-19.

Auxílio Emergencial em 2021: confira o calendário de saques

Educador financeiro projeta 1º trimestre mais difícil sem auxílio

O projeto prevê a prorrogação dos pagamentos até abril deste ano com valor de R$ 600. O benefício, criado pela Lei 13.982/20, prevê o atendimento de pessoas em situação de vulnerabilidade social diante do estado de calamidade pública provocado pela pandemia.

O projeto está em tremitação na Câmara dos Deputados e de acordo com o deputado Chiquinho Brazão (Avante-RJ) o auxílio contribuiu com a redução do índice de pobreza e manteve a atividade econômica.

"Caso o auxílio não tivesse sido oferecido, desde abril de 2020, o índice de pobreza teria saltado para 36%, durante a pandemia. Além da queda de renda da população, o fim do benefício vai afetar a arrecadação de estados e municípios e os pequenos comércios locais”, afirmou Chiquinho.