crime

Vândalos desligam energia de UBS e provocam perda de vacinas em Caruaru

A Unidade Básica de Saúde fica localizada no bairro Panorama

NE10 Interior
NE10 Interior
Publicado em 26/01/2021 às 14:43
Reprodução/TV Jornal
FOTO: Reprodução/TV Jornal

Diversas famílias são atendidas pela Unidade Básica de Saúde (UBS) localizada no bairro Jardim Panorama, em Caruaru, Agreste de Pernambuco. A UBS é responsável por oferecer vacinas do calendário básico a centenas de pessoas. Na última segunda-feira (26), vândalos invadiram a unidade e desligaram o disjuntor de energia do prédio, provocando a perca de diversas vacinas.

Secretário de Saúde de PE diz que todos municípios podem começar a vacinar idosos contra covid nesta quarta

De acordo com a enfermeira Fátima Ferreira, que trabalha na UBS, os funcionários perceberam que o prédio estava sem energia elétrica assim que chegaram para trabalhar durante a manhã da segunda-feira. As doses das vacinas estavam armazenadas em uma geladeira e um novo recebimento havia chegado à unidade na semana anterior.

Todas as doses de vacina armazenadas no UBS eram do calendário básico, como hepatite, tétano, meningite e rotavírus. Por causa da falta de refrigeração, as doses foram descartadas pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI).

"Eu acredito que quem fez isso não sabia nem o mal que estava fazendo a uma população, onde a gente tem muita criança que precisa ser vacinada", disse a enfermeira Fátima Ferreira. A reposição das vacinas deve ser liberada o mais breve possível para reabastecer a unidade.

Vacinas da Covid-19

A Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Jardim Panorama não é responsável por armazenas as vacinas utilizadas na imunização contra a Covid-19. Portanto, nenhuma dose destinada ao plano de imunização contra o coronavírus foi perdida com a ação dos vândalos.

Veja a reportagem