O dia 30 de janeiro é marcado por um sentimento representado por uma palavra que só existe no Brasil. O Dia da Saudade é lembrado por diversas pessoas por fazer memória a esse sentimento causado pela ausência do outro ou de algo que ficou guardado na memória.
O Ecad (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição) aproveitou o seu banco de dados, um dos maiores da América Latina, para fazer um ranking das músicas com a palavra "saudade". Das mais de 14 milhões de obras musicais que constam nos arquivos do Ecad, 15.006 músicas trazem a palavra “saudade” no título.
Entre as cinco músicas mais gravadas que levam a palavra “saudade” no título, “Chega de saudade”, de Tom Jobim e Vinicius de Moraes, está em primeiro lugar, seguida por “Saudade de minha terra” (Goiá/Belmonte), “Ainda ontem chorei de saudade” (Moacyr Franco), “Saudades de matão” (Raul Torres/Antenógenes Silva/Jorge Galati) e “Saudade da Bahia” (Dorival Caymmi).
O ranking também mostra as cinco músicas mais tocadas nos principais segmentos de execução pública nos últimos cinco anos com a palavra “saudade” no título. Na liderança, “Ressaca de saudade”, dos autores Jonas Alves, Ítalo Poeta e Caninana. Logo em seguida, estão “Louca de saudade” (Adrianno/Mauricio Mello).