Investigação

Técnica de enfermagem é afastada após fingir aplicar vacina contra covid-19 em idosa

Parente da idosa percebeu o erro

NE10 Interior
NE10 Interior
Publicado em 29/01/2021 às 12:29
ReproduçãoYoutube
FOTO: ReproduçãoYoutube

Uma técnica de enfermagem foi afastada após fingir que aplicava vacina contra-19 em uma idosa de 97 anos nessa quinta-feira (28), em Maceió. Um vídeo do momento da vacinação foi gravado pelos familiares.

Nas imagens, a enfermeira prepara a seringa, coloca no braço da idosa, mas não injeta. Os parentes da idosa não perceberam no momento da vacinação, mas um outro parente, que é médico, viu o vídeo no grupo da família e percebeu o erro.

Os familiares levaram a idosa a um local de vacinação e pediram que a mulher fosse vacinada da maneira correta. A coordenadora da vacinação questionou a ida da idosa até mas autorizou a aplicação após ver o vídeo.

A Prefeitura de Maceió informou que abrirá um processo para investigar a técnica de enfermagem. O Ministério Público de Alagoas investigará a conduta da enfermeira.

Veja a nota na íntegra:

A Prefeitura de Maceió tomou ciência com indignação sobre o caso da servidora da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) que, ao aplicar uma vacina em uma idosa, não injetou o imunizante. Trata-se de um caso isolado. Assim que foi notificado, uma equipe da saúde realizou imediatamente a vacina na idosa. Informamos ainda que foi determinado o afastamento da profissional envolvida, abertura de processo administrativo para investigação do caso e o acionamento do Ministério Público Estadual para uma apuração transparente do ocorrido. A prefeitura vai ampliar a fiscalização e vai mudar o protocolo de vacinação. O profissional de saúde terá que mostrar a seringa cheia antes da aplicação e vazia após o procedimento. Juntos, vamos vencer a Covid-19”.

*Com informações do site RicMais