negligência

Enfermeira morre após receber medicação na veia no lugar de remédio para cólica

Adriana Frade, de 24 anos, trabalhava no Hospital dos Servidores de Pernambuco (HSP)

NE10 Interior
NE10 Interior
Publicado em 06/02/2021 às 8:34
Reprodução/Redes Sociais
FOTO: Reprodução/Redes Sociais

Uma enfermeira que trabalhava no Hospital dos Servidores de Pernambuco (HSP), no Recife, morreu horas após tomar um medicamento na veia no lugar de um remédio para cólica. Adriana Frade, de 24 anos, era recém-formada pela Universidade de Pernambuco (UPE) e trabalhava há um mês na área da saúde.

A irmã de Adriana, que preferiu não se identificar, informou que a enfermeira pediu a um técnico de enfermagem do HPS para aplicar uma dose de Buscopan para aliviar a cólica menstrual. "Segundo o que o médico nos falou, na hora ela pediu para que o técnico parasse, porque não estava se sentindo bem, mas ele já havia injetado tudo praticamente. Ela disse que estava com coração acelerado e logo em seguida começou a convulsionar", relatou.

Adriana teve a primeira parada cardíaca pouco tempo depois e os profissionais do hospital tentaram reanimá-la por aproximadamente 50 minutos até que ela voltasse a ter sinais vitais. Após recuperar os sinais, a enfermeira foi encaminhada a Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

"Isso teria acontecido por volta das 10h15, 10h30 da manhã. Nós fomos avisados quase ao meio dia. Ligaram pedindo que a gente fosse até o hospital, porque minha irmã tinha passado mal com uma medicação. Ela já estava na UTI", lembra a irmã.

Na UTI, a enfermeira teve outra parada e não cardíaca e não resistiu. "Achei estranho, porque ela fazia uso de Buscopan em comprimido e é um remédio comum. Ela não era alérgica a nenhuma medicação." O enterro da jovem foi na última sexta-feira (5), no Cemitério Morada da Paz, em Paulista, no Grande Recife.

Resposta do Hospital dos Servidores

Por meio de nota, o HSP disse que foi registrado um "acidente envolvendo uma enfermeira que fez uso de medicação intravenosa, levando-a a graves consequências ao seu estado de saúde." A nota diz ainda que os profissionais do hospital tomaram todas as medidas possíveis para salvar a vida da profissional.

"No entanto, pela gravidade do quadro, a mesma veio a óbito. A direção do hospital lamenta muito a perda de sua colaboradora e está prestando toda a assistência à família. Os fatos e circunstâncias serão objeto de apuração por meio dos devidos processos legais, em todas as instâncias cabíveis."

*Com informações do JC Online