educação e desenvolvimento

IFPE do Sertão desenvolve e lança cerveja com mel silvestre

A "Royal Honey Beer" foi desenvolvida no laboratório do instituto

NE10 Interior
NE10 Interior
Publicado em 06/02/2021 às 12:06
Divulgação/IFPE
FOTO: Divulgação/IFPE

Pela primeira vez, o Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IFPE) do Sertão registrou e lançou uma cerveja desenvolvida no próprio laboratório. Com mel do sertão, a fórmula foi desenvolvida pelo coordenador do Laboratório de Bebidas do campus Petrolina, Marcos dos Santos Lima.

A cerveja com mel silvestre foi intitulada comercialmente como "Royal Honey Beer" pela cervejaria PROA, que registrou o produto no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) para a empresa Rei do Mel.

“Trata-se de um produto novo, criado para valorizar o mel orgânico silvestre que já é produzido no sertão pernambucano e baiano, e exportado para a Europa pela empresa Rei do Mel, sediada em Remanso (BA). A cerveja, de estilo American IPA, foi desenvolvida e testada no Laboratório de Bebidas e envolveu estudantes do curso de Tecnologia de Alimentos”, explicou o professor Marcos.

O projeto deve ser continuado até agosto deste ano em parceria com a empresa Rei do Mel. De acordo com o proprietário da companhia, Carlos Pires, a inserção do mel sertanejo na produção da cerveja artesanal é um estímulo aos pequenos produtores da região ante a queda da venda do produto no mercado internacional.

"O produto, que logo de início teve uma excelente receptividade em eventos, tem grande potencial e é muito bem desenvolvido. Estou super satisfeito com o resultado obtido e o apoio do IF Sertão-PE”, afirmou ele.   

Uma das participantes do processo de desenvolvimento da cerveja, a estudante do curso superior de Tecnologia em Alimentos, Emilly Thayná, destaca a importância dos conhecimentos adquiridos.

“Observar a mágica das leveduras consumindo o açúcar e transformar o mosto açucarado em cerveja é incrível. Foi uma experiência de grande responsabilidade, mas gratificante por pensar, produzir e participar com o orientador de cada etapa da receita, e ver que tudo saiu conforme planejado e ainda com aceitação pelo público", afirmou ela, satisfeita.  

A perspectiva do IFPE é que novas fórmulas de cerveja sejam testadas, com a finalidade de fortalecer a formação acadêmica dos estudantes e auxiliar as empresas interessadas em adquirir as tecnologias desenvolvidas.