Hacker

Vazamento de dados expõem cerca de 500 mil celulares

Entre as linhas estão números das operadoras Vivo e Tim

NE10 Interior
NE10 Interior
Publicado em 12/02/2021 às 14:06
Marcello Casal Jr/Agência Brasil
FOTO: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Os dados de mais de 500 mil celulares corporativos foram expostos na internet, por enquanto a maioria das informações vazadas estão à venda, o hacker tornou pública uma pequena parte das informações. A conclusão é da empresa de segurança Syhunt, que analisou alguns dos arquivos vazados na internet.

Um dos arquivos publicados pelo hacker é uma espécie de amostra grátis dos outros que estariam à venda. Ao analisar a pasta dos números telefônicos de pessoa jurídica, foi possível detectar que estavam disponíveis 532.696 celulares, volume muito superior ao de números registrados para pessoa física (6.945).

Entre as linhas de pessoa jurídica, o hacker classificou 366.770 como números da operadora Vivo. Outros 12.123 números estão classificados como números da Tim. O restante não está classificado. Todos os números telefônicos estavam associados aos números de CNPJ das empresas.

Os números estão registrados em diversas partes do Brasil. O pacote tem 179.172 números do DDD 11, seguido por números da região de Curitiba, cujo DDD é o 41 (93.194). O Paraná aparece como o estado mais afetado. Apenas o Nordeste não aparece na amostra vazada.

Estadão apurou que, desde o vazamento dos números, as empresas perceberam aumento nas tentativas de ataques a seus dados. Em comunicado, a Vivo disse que “não teve incidente de vazamento”. A TIM afirmou que “não sofreu nenhum ataque ou vazamento que colocasse em vulnerabilidade os dados de clientes e ou dados próprios”.

* Com informações do jornal O Estado de S. Paulo.