O relógio de alguns celulares foram atrasados, automaticamente, em uma hora à meia-noite deste domingo (21), por causa do horário de verão, que se encerraria hoje. Internautas usaram as redes sociais para reclamar da confusão de horários que a mudança gerou.
A alteração automática de horários acontece, principalmente, em aparelhos com versões anteriores ao Android 10, lançado em 2019. No mesmo ano, o horário de verão havia sido cancelado sob alegação de uma "questão de economia" de energia elétrica.
Em novembro passado, algumas pessoas já haviam reclamado da alteração no horário. Isso aconteceu porque, até 2017, o horário do verão começava no mês de outubro.
No ano de 2018, no entanto, ele começou em novembro e terminou em fevereiro. No mundo, o horário diferenciado é adotado em 70 países, como Canadá, Austrália, México, Nova Zelândia, Chile, Paraguai e Uruguai.
Como corrigir o relógio?
Para que a alteração no horário não aconteça novamente, basta seguir os passos abaixo, a depender do aparelho celular.
Android
- Toque no ícone "Configurar"
- Toque na opção "Data e hora"
- Desmarque a opção "Data e hora automáticas"
- Configure manualmente a hora correta
iOS (iPhone)
- Toque em "Ajustes";
- Vá em "Geral";
- Desabilite a opção de configuração do relógio "Automaticamente"
- Configure manualmente o horário certo
Google (computadores e celulares)
- Entre no menu "configurações";
- Procure o item chamado "sistema";
- Escolha “Data e Hora” ou algo similar;
- Desative as opções "Data e hora automáticas" e "Fuso horário automático"
Os aparelhos que não mudaram o horário já foram atualizados pelos fabricantes, ou estão seguindo regras enviadas pelas redes das operadoras de telefonia.