Na última quarta-feira (24), a Receita Federal divulgou regras para declaração do Imposto de Renda (IR). No anúncio, foi informado que os contribuintes que receberam mais de R$ 22.847,76 em 2020 terão que declarar o IR em 2021 e devolver o dinheiro do Auxílio Emergencial.
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Para fazer o cálculo do total recebido pelo contribuinte, não devem ser incluídos os valores recebidos pelo auxílio emergencial. O prazo para fazer a declaração do do Imposto de Renda 2021, ano-base 2020, começa em 1º de março e vai até o dia 30 de abril. O pagamento das restituições começa a ser feito no mês de março.
Como devolver o dinheiro?
Os contribuintes que se enquadrarem no requisito de devolução do auxílio emergencial podem devolver o dinheiro imprimindo um boleto (Darf) no próprio programa do Imposto de Renda, que será emitido junto com o comprovante da declaração.
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A devolução deve incluir os valores que foram recebidos pelo contribuinte e pelos seus dependentes. Para as pessoas que foram vítimas de fraude e tiveram os nomes usados por outra pessoas para receber o benefício, a orientação é procurar atendimento do Ministério da Cidadania.