O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) divulgou nesta sexta-feira (26) o calendário de retomada da prova de vida. O procedimento deve ser feita todo ano para que o pagamento do benefício do INSS não seja bloqueado. Desde março de 2020, entretanto, os bloqueios foram suspensos por causa da pandemia de Covid-19.
No dia 23 de fevereiro, o INSS anunciou que aposentados e pensionistas que não fizeram a prova de vida entre março de 2020 e abril deste ano não terão seus benefícios bloqueados. Mas eles devem ficar atentos ao calendário de retomada. Se não fizerem a prova de vida os benefícios serão bloqueados.
Pela portaria publicada nesta sexta (26), os bloqueios de benefício para quem não fez a prova de vida no ano passado voltarão a ocorrer a partir de maio, de forma escalonada. Quem tinha que fazer a prova de vida em março e abril de 2020, por exemplo, terá de fazer em maio deste ano. Já quem tinha que fazer o procedimento entre março e abril deste ano, terá de fazer isso em novembro.
O cronograma abrange as provas de vida que tiveram vencimento entre março de 2020 e abril de 2021 e que estavam suspensas por causa da pandemia. Confira:
Prova de vida digital
Desde agosto, o governo tem investido em um projeto piloto para que o procedimento possa ser feito de modo remoto, pelo celular. Uma nova etapa do projeto, lançada na terça (23), disponibilizou o serviço digital para mais de 5 milhões de beneficiários do INSS. Como se trata de um piloto, a prova de vida digital estará disponível apenas para os beneficiários selecionados e não para todos