Exames

Centro de Testagem para a Covid-19 é inaugurado em Caruaru

Espaço vai funcionar de segunda a sexta-feira, com atendimento agendado.

NE10 Interior
NE10 Interior
Publicado em 05/03/2021 às 13:53
Edmilson Tanaka/Prefeitura de Caruaru
FOTO: Edmilson Tanaka/Prefeitura de Caruaru

Foi inaugurado nesta sexta-feira (5), o Centro de Testagem para a Covid-19, em Caruaru, no Agreste de Pernambuco. O atendimento ao público vai começar a partir da segunda-feira (8). O espaço vai funcionar de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na Rua Padre José Augusto, nº 205, no Bairro São Francisco. 

Prefeitura de Caruaru manifesta interesse para compra de vacinas contra a Covid-19
Pernambuco suspende cirurgias eletivas em todas as cidades para liberar mais leitos para Covid-19

O atendimento será por agendamento, que pode ser feito pelo site Atende em Casa  ou nas Unidades da Família e nos Centros de Saúde. A capacidade diária é de 300 RT-PCR (Swab) e 100 testes rápidos. A expectativa é atender 3 mil RT-PCR e 2 mil testes rápidos, por mês. No local, também serão realizadas as entregas dos resultados dos exames.

De acordo com a Prefeita Raquel Lyra, a nova estrutura vai reforçar o combate à pandemia no município. “Estamos passando por momentos que não estão sendo fáceis, mas o nosso trabalho não tem medido esforços durante todo esse período. Seguimos ampliando os nossos serviços, fazendo mais com menos, e trabalhando fortemente para garantir a saúde e a vida da nossa gente”, afirmou.

Confira o que pode funcionar no fim de semana com novas medidas restritivas em Pernambuco

O espaço conta com duas salas de coleta para RT- PCR e uma sala de testagem rápida, além de duas recepções: uma destinada ao atendimento para teste rápido e outra para RT-PCR. O objetivo é evitar a contaminação entre os possíveis infectados.

“Tudo foi pensado para trazer mais agilidade e segurança para a população. Esse novo serviço vai ampliar a oferta de testes no município, nos ajudando no monitoramento e identificação das áreas que precisam de maior atenção”, explicou o secretário de saúde, Breno Feitoza.

Unidade móvel

Para reforçar os exames para detecção da Covid-19, mais uma Unidade Móvel de Testagem vai entrar em funcionamento. O serviço atua de forma itinerante, percorrendo as localidades do município.

“Com a aquisição de mais uma unidade, que foi entregue junto com o Centro de Testagem, os serviços serão ampliados tanto na zona urbana quanto na rural, dobrando a capacidade de atendimento itinerante”, pontuou o secretário de saúde.