crime contra segurança nacional

Jovem é preso após fazer comentário no Twitter sobre visita de Bolsonaro a Uberlândia

A Polícia Militar disse que o homem incitou a prática de crime contra segurança nacional nas redes sociais.

NE10 Interior
NE10 Interior
Publicado em 05/03/2021 às 11:31
Reprodução/Internet
FOTO: Reprodução/Internet

Um homem, de 24 anos, foi preso em flagrante no início da madrugada da última quinta-feira (24) na cidade de Uberlândia após fazer um comentário no Twitter sobre uma visita do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) à cidade. De acordo com a Polícia Militar, o jovem incitou a prática de crime contra segurança nacional ao publicar na rede social: "Gente, Bolsonaro em Udia amanhã... Alguém fecha virar herói nacional?"'.

De acordo com o boletim de ocorrência registrado na PM, o jovem foi encontrado em casa, onde mora com os pais, e foi preso em flagrante após confirmar que havia feito a publicação. Os policiais encaminharam o jovem a Delegacia da Polícia Federal em Uberlândia. Perto das 18h30, o homem foi liberado por meio de alvará de soltura.

Monitoramento do serviço de inteligência

A prisão foi realizada pela PM após o serviço de inteligência fazer rastreamento nas redes sociais e identificar a postagem. A corporação alegou que a prisão se deu em virtude de publicação "com propaganda e incitação à prática de crimes contra a integridade física e a vida do Exmo. Presidente da República Jair Messias Bolsonaro com promessas de que tais ameaças se concretizariam durante a sua passagem nesta cidade de Uberlândia na data de hoje".

Durante o interrogatório na Polícia Federal, o jovem alegou que a publicação não teve nenhuma conotação de ameaça e se tratava apenas de humor. Outras três pessoas são investigadas por responderem à postagem em concordância ao jovem.