Dedicação

Covid-19: equipe de saúde atravessa córrego para vacinar idosa

Estrada que dava acesso à casa da senhora, de 93 anos, ficou interditada pelas chuvas.

NE10 Interior
NE10 Interior
Publicado em 14/03/2021 às 15:47
Reprodução
FOTO: Reprodução

Para garantir que a vacina contra a Covid-19 chegasse até uma idosa, três profissionais de saúde de Colatina, no Espírito Santo, atravessaram um córrego. A estrada que dava acesso à casa de Palmerina da Conceição Souto, de 93 anos, ficou interditada, mas a equipe de saúde não mediu esforços para levar a vacina até lá.

A enfermeira Lucilene Schultz, a motorista Jucileide Leida e a agente comunitária Elza de Oliveira se preparavam para aplicar a última dose do dia, mas o carro que levava as servidoras não conseguiu passar pela estrada, que ficou comprometida devido às chuvas. Foi então que uma delas teve a ideia de passar por outro caminho.

Elas pegaram a caixa térmica com a vacina e encararam o desafio. "A motorista preferiu não arriscar, porque ia atolar o carro, e a agente de saúde sugeriu atravessar o córrego, que era de molhar os pés. Mas, quando chegamos lá, nos deparamos com um riozinho e, com as enchentes, pegamos a água nas coxas", lembrou a enfermeira.

Com o sentimento de missão cumprida, elas voltaram até onde o carro ficou. "Foi um momento super emocionante. Ela está lúcida e ficou super agradecida ao receber a dose”, relata a enfermeira. Preciso confessar que a adrenalina foi bem grande. Mas a gente trabalha por amor então temos que enfrentar essas situações”, orgulha-se Lucilene.