devoção

Dia de São José: intercessor dos trabalhadores e patrono da Igreja Católica; veja a oração

O dia 19 de março é voltado à devoção ao Santo.

Eduarda Cabral
Eduarda Cabral
Publicado em 19/03/2021 às 11:30
Reprodução
FOTO: Reprodução

No dia 19 de março é comemorada a solenidade de São José, o “Patrono universal da Igreja Católica” e pai adotivo de Jesus. As histórias de fé e devoção ao Santo estão, em sua maioria, relacionadas ao trabalho, às vocações e à família. A data é celebrada pelos católicos do mundo inteiro e o dia é dedicado às orações e homenagens.

São José é considerado o Santo de devoção de diversos agricultores, que no dia 19 de março ficam na expectativa para que a chuva caia. De acordo com a tradição da fé popular, quando chove no dia de São José significa que o ano será muita chuva e de boas colheitas.

Nas primeiras horas da manhã, o Papa Francisco divulgou a mensagem para o 58º Dia Mundial de Oração pelas Vocações, que será celebrado em 25 de abril. No texto, Francisco exorta a dedicação de José e convida os cristãos a seguirem seu exemplo. "Deus vê o coração e, em São José, reconheceu um coração de pai, capaz de dar e gerar vida no dia a dia. É isto que as vocações tendem a fazer: gerar e regenerar vidas todos os dias", diz o documento.

Na mensagem, o Papa ressalta ainda a simplicidade de São José, que dedicou a vida ao serviço, segundo os Evangelhos. "Ele viveu em tudo para os outros e nunca para si mesmo. O serviço, expressão concreta do dom de si mesmo, não foi para São José apenas um alto ideal, mas tornou-se regra da vida diária."

Oração a São José

Desde o dia 8 de dezembro de 2020, o Papa Francisco instituiu o Ano de São José, por meio de uma carta apostólica, para celebrar os 150 anos em que o Santo foi declarado padroeiro da Igreja Católica. Na 'Patris corde', o líder da Igreja ressalta que o objetivo é de aumentar a devoção ao Santo.

O Papa Francisco divulgou ainda no documento que há 40 anos reza uma oração a São José. “Gosto de São José. Tem tanto poder! Há mais de 40 anos recito uma oração que encontrei em um antigo missal francês que diz: São José ‘cujo poder faz possíveis as coisas impossíveis’”.

Confira a oração:

Ó glorioso São José, a quem foi dado o poder de tornar possível as coisas humanamente impossíveis, vinde em nosso auxílio nas dificuldades em que nos achamos. Tomai sob vossa proteção a causa importante que vos confiamos, para que tenha uma solução favorável. Ó Pai muito amado, em vós depositamos toda a nossa confiança. Que ninguém possa jamais dizer que vos invocamos em vão.

Já que tudo podeis junto a Jesus e Maria, mostrai-nos que vossa bondade é igual ao vosso poder. São José, a quem Deus confiou o cuidado da mais santa família que jamais houve, sede, nós vos pedimos, o pai e protetor da nossa, e impetrai-nos a graça de vivermos e morrermos no amor de Jesus e Maria.

São José, rogai por nós que recorremos a vós.