Redes sociais

WhatsApp e Instagram ficam foram do ar nesta sexta-feira (19)

Instabilidade é sentida por usuários de diversos países.

NE10 Interior
NE10 Interior
Publicado em 19/03/2021 às 15:07
Foto: Alfredo Rivera/Pixabay
FOTO: Foto: Alfredo Rivera/Pixabay

O WhatsApp apresentou instabilidade e saiu do ar por volta das 14h desta sexta-feira (19). Segundo comentários de usuários no Twitter, não é possível enviar nem receber mensagens. O problema afeta o aplicativo para Android e iPhone (iOS), além da versão para computadores.

O Instagram também apresenta instabilidade. Os usuários não conseguem fazer login na rede social ou atualizarem o feed de publicações. O Facebook, que é dono dos dois apps, continuou no ar.

O site DownDetector, que monitora bugs em serviços online, mostrou aumento repentino nas notificações durante a tarde, atingindo um pico de cerca de 20 mil reclamações. O problema foi sentido por usuários de diversos países, o que aponta para uma falha global.

Enquanto o WhatsApp está fora do ar não é possível enviar fotos, mensagens nem áudios para contatos. O aplicativo exibe um aviso de carregamento com o símbolo de um "relógio", indicando que a mensagem não chegou ao destinatário.

Além disso, o aplicativo desconectou da versão para desktop, e mostra apenas o aviso "Conectando ao WhatsApp" repetidamente. O WhatsApp Web também não consegue mandar mensagens, e nem receber textos novos. Ações como desinstalar o aplicativo, reiniciar o smartphone ou mudar a conexão da internet não resolvem o problema com os aplicativos.

O WhatsApp e Instagram afirmaram que estão resolvendo o problema, Nas redes sociais, os internautas comentaram a pane. A hashtag #whatsappdown rapidamente se tornou uma das mais comentadas.