Servidor

Prefeitura de Petrolina exonera hacker preso por maior vazamento de dados do Brasil

Yuri Batista Novaes exercia o cargo de gestor de modernização administrativa. Ele foi preso, em flagrante, pela Polícia Federal.

NE10 Interior
NE10 Interior
Publicado em 20/03/2021 às 13:59
Reprodução/TV Jornal Interior
FOTO: Reprodução/TV Jornal Interior

hacker Yuri Batista Novaes, conhecido como "JustBR", que foi preso em flagrante na sexta-feira (19) em Petrolina, no Sertão de Pernambuco, era servidor da prefeitura e foi exonerado do cargo. De acordo com a investigação da Polícia Federal, ele teve participação no maior vazamento de dados do Brasil.

PF prende hacker em MG e faz buscas em Petrolina por vazamento em massa de dados

Novaes estava no cargo de gestor de modernização administrativa, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo. A gestão municipal publicou neste sábado (20) a exoneração no Diário Oficial do município.

Em nota, a prefeitura de Petrolina informou que não tem qualquer relação com a vida particular do hacker. Durante a prisão, na casa de Yuri Novaes, foram apreendidos 4 terabytes de dados, que serão periciados. 

Na investigação também foi preso Marcos Roberto Correia, em Uberlândia, Minas Gerais. Os dois foram responsáveis pela divulgação de informações de 223 milhões de brasileiros. As ordens judiciais foram expedidas pelo Ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes, a pedido da Polícia Federal.

Confira a nota da prefeitura de Petrolina

"A Prefeitura de Petrolina informa que, tendo em vista os desdobramentos da operação da Polícia Federal ocorrida nesta sexta-feira (19), o servidor Yuri Ferraz será imediatamente exonerado. A prefeitura esclarece ainda que não tem qualquer relação com a vida particular do mesmo."