Pandemia

Brasil atinge 300 mil mortos por Covid-19

Na terça-feira (23) o país teve recorde diário de mais de 3 mil vidas perdidas para a doença.

Laís Milena
Laís Milena
Publicado em 24/03/2021 às 17:55
Reprodução
FOTO: Reprodução

O Brasil atingiu a triste marca de 300 mil mortes por Covid-19 em meio a uma sequência de recordes negativos da pandemia e a uma situação de colapso nos sistemas de saúde de todas as regiões. 300.000 é a quantidade de pessoas atingidas por uma tragédia que parece longe de acabar.

O Brasil é o país com o maior número diário de mortes por Covid-19 desde 5 de março, quando ultrapassou os Estados Unidos. Um novo recorde, infelizmente, foi de mais de 3 mil mortes em 24h na terça-feira (23), em um país de luto pela pandemia do novo coronavírus.

O país nunca se aproximou de zerar os óbitos pela doença, como aconteceu na Europa, que foi epicentro da pandemia. Em meio a segunda onda da doença, o que se vê são hospitais públicos e privados lotados, com filas para vagas em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) e falta de oxigênio e medicamentos para intubação de pacientes.

Após mais de um ano de pandemia as pessoas estão cansadas, os profissionais da saúde esgotados com plantões intermináveis em UTIs lotadas. Os níveis de contágio seguem elevados e se agravam com a descoberta de novas variantes em circulação.

Estados adotam medidas mais rígidas na tentativa de conter a disseminação da doença, do outro lado a situação social se agrava com o desemprego e alta nos preços. A situação é crítica em todos os lugares do país, a esperança se encontra na vacinação, que ainda anda a curtos passos.