fenômeno

'Bola de fogo' é vista cruzando o céu em várias cidades do Brasil; veja vídeo

O fenômeno foi registrado por observadores de diversas partes do país.

NE10 Interior
NE10 Interior
Publicado em 25/03/2021 às 14:49
Observatório Pico dos Dias
FOTO: Observatório Pico dos Dias

Diversas pessoas puderam registrar um fenômeno cortando os céus na última segunda-feira (22) em diversas cidades do Brasil. Uma 'bola de fogo', um fenômeno que comumente é chamado a partir da tradução de 'fireball', é uma rocha espacial que cai e provoca um efeito no céu. 

A Rede Brasileira de Observação de Meteoros (Bramon) registrou o fenômeno com imagens de 23 câmeras e compilou elas em um vídeo publicado no YouTube. De acordo com o  astrônomo Thiago Signorini, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), a fireball é "um fragmento de rocha do espaço ou pequeno asteroide", com tamanho aproximado de um metro, e tem este nome por ser "muito brilhante".

"Isso acontece por causa do atrito do meteoroide, que viaja muito rápido, com a atmosfera. A estrela cadente, ou meteoro, é a mesma coisa. Os fireballs são só objetos particularmente brilhantes", disse o professor ao jornal O Globo. Este fenômeno luminoso é gerado por um pedaço de rocha espacial. Quando ele atinge a atmosfera terrestre com alta velocidade, ocorre o aquecimento da rocha e a ionização dos gases atmosféricos.

Veja o vídeo