educação

Pernambuco anuncia retomada das aulas presenciais a partir da próxima semana

A volta começará nas escolas da rede particular, depois na rede estadual e municipal.

NE10 Interior
NE10 Interior
Publicado em 01/04/2021 às 7:24
FELIPE RIBEIRO/JC IMAGEM
FOTO: FELIPE RIBEIRO/JC IMAGEM

Em coletiva de imprensa realizada na última quarta-feira (31), o Governo de Pernambuco anunciou o retorno das aulas presenciais de forma gradual em todo o Estado. A medida foi adotada pós uma análise do Comitê Estadual de Enfrentamento à Covid-19

Feira da Sulanca vai funcionar a partir das 5h, em Caruaru; Confira horário do comércio

De acordo com o cronograma estabelecido pelo governo, o retorno começará nas escolas da rede particular, pela Educação Infantil e Ensino Fundamental a partir da próxima segunda-feira (5). Ensino Fundamental e Ensino Médio retornam às atividades presenciais a partir do dia 12 de abril. 

Nas escolas da rede estadual de ensino, as atividades pedagógicas presenciais têm autorização para voltar a partir do dia 19, para o 3º ano do Ensino Médio, Educação Infantil e Fundamental Anos Iniciais. A partir do dia 26, podem retornar os alunos do 2º ano do Ensino Médio e Fundamental Anos Finais (9º e 8º Anos). Em 3 de maio, serão retomadas as aulas presenciais do 1º ano do Ensino Médio e Fundamental Anos Finais (7º e 6º Anos).

As escolas da rede municipal de ensino podem retornar de forma presencial a partir do dia 26 de abril. O cronograma de retomada deve ser definido por cada município, observando as especificidades. As aulas do ensino superior e as demais atividades pedagógicas que não foram mencionadas no plano de convivência serão autorizadas já a partir da próxima segunda-feira (5).

Plano de convivência

O Plano de Convivência, que prevê o retorno das atividades econômicas em Pernambuco diante da pandemia da Covid-19, entra em vigor a partir desta quinta-feira (1º). Municípios localizados fora da Região Metropolitana do Recife (RMR) tem normas específicas.

Na última quinta-feira (31), o Governo de Pernambuco publicou no Diário Oficial o decreto nº 50.485, que permite o funcionamento do comércio de centro e de shopping, assim como as feiras de confecções, no horário das 5h até 20h em dias úteis, respeitando o limite de até dez horas de funcionamento contínuo. Nos fins de semana, o horário será das 6h às 17h, sendo permitido por até oito horas contínuas. A medida vale para as principais feiras de confecções do Agreste, mas também se estende às atividades do varejo, como lojas, serviços de salões de beleza e escritórios.