agreste

Afetados pela pandemia contam com Plantão Psicológico em Limoeiro

O atendimento ao público é gratuito.

Alfredo Neto
Alfredo Neto
Publicado em 02/04/2021 às 9:36
Reprodução Internet
FOTO: Reprodução Internet

A pandemia do coronavírus tem deixado marcas de dor e saudade em muitas famílias. A doença também tem sido responsável pelo aumento de pessoas com problemas psicológicos. Por isso, o cuidado com a saúde mental não pode ser deixado de lado. No município de Limoeiro, Agreste do Estado, a população passou a contar gratuitamente com o Plantão Psicológico/Covid-19. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, a iniciativa integra uma série de ações de combate à pandemia e suas consequências.

O serviço já está disponível e acolhe pessoas que possuem demandas de escuta imediata decorrente da perda de algum membro familiar por causa da Covid-19, ou mesmo em decorrência de diagnóstico positivo para doença. A busca pelo atendimento psicológico acontece de duas formas: demanda espontânea do usuário ao buscar ajuda na Unidade Básica de Saúde (UBS) e identificação através de algum profissional da unidade de saúde.

"Inicialmente, é feita uma avaliação presencial pelo médico ou enfermeira. Ao ser detectada a necessidade, esse usuário será encaminhado para o Plantão Psicológico.”, explica a coordenadora da Atenção Básica, enfermeira Emmanuela Kethully. "Ainda dentro da programação de encaminhamento, os dados do paciente são enviados pela UBS para Atenção Básica realizar o agendamento do atendimento", completa a coordenadora.

O Plantão Psicológico é um serviço de caráter emergencial que tem como objetivo acolher e orientar a pessoa em urgência psicológica. “É uma modalidade de atendimento originalmente brasileira, que surgiu no fim da década de 60, por meio do Instituto de psicologia da Universidade de São Paulo”, explica a psicóloga Renata Arruda. O serviço funciona todas terças e quartas-feiras na Policlínica Inacinha Duarte, localizada na Rua Antônio Fernandes Salsa, no Bairro José Fernandes Salsa.