Dedicação

Vídeo: médicos continuam cirurgia durante incêndio em hospital

Os profissionais realizavam uma cirurgia cardíaca enquanto os bombeiros tentavam controlar as chamas.

NE10 Interior NE10 Interior
NE10 Interior
NE10 Interior
Publicado em 03/04/2021 às 11:15
NOTÍCIA
Reprodução/Euronews
FOTO: Reprodução/Euronews
Leitura:

Os médicos de um hospital continuaram a operar o coração de um paciente enquanto os bombeiros tentavam controlar um incêndio no telhado da unidade. O caso acontece nesta sexta-feira (2) na Rússia. Os profissionais da saúde afirmaram que não poderiam interromper o procedimento, que começou antes do incêndio ter sido identificado.

Durante cerca de duas horas eles precisaram usar um ventilador e cabos de extensão para espantar a fumaça e garantir o fornecimento de energia na sala de operações. Um vídeo com imagens do local mostra os bombeiros subindo no telhado do hospital.

"Tomámos todas as medidas para fornecer tudo o que era necessário na sala de reanimação. Conectámos um cabo elétrico de um veículo especial à sala de cirurgia.", explicou Konstantin Rybalko, um dos bombeiros presentes no local.

"Não havia nada que poderíamos fazer", disse o cirurgião Valentin Filatov em entrevista à televisão russa. "Tínhamos que salvar o paciente. Fizemos tudo da melhor maneira possível."

Após a conclusão da cirurgia, o paciente foi encaminhado para outra unidade de saúde da região. O fogo foi controlado, e tudo indica que foi causado por um problema elétrico, visto que a construção do prédio tem mais de 100 anos.

O Ministério para Situações de Emergência da Rússia disse em nota que 128 pessoas foram retiradas imediatamente do hospital, mas que a equipe de médicos e enfermeiros continuou no local. A autarquia local admitiu premiá-los.

Veja

Mais Lidas