Saúde

Entenda o que é o ECMO, tratamento usado por Paulo Gustavo

Terapia se assemelha ao uso de um pulmão artificial

NE10 Interior
NE10 Interior
Publicado em 05/04/2021 às 14:55
Reprodução
FOTO: Reprodução

O ator e humorista Paulo Gustavo está internado desde 13 de março com covid-19 e, por causa do seu estado de saúde, ele precisou utilizar uma terapia que se assemelha ao uso de um pulmão artificial. O ECMO (Oxigenação por Membrana Extracorpórea) é o nome dado ao tratamento e custa aproximadamente R$ 30 mil por dia.

O Sistema Único de Saúde (SUS) oferece o tratamento no Brasil em cirurgias cardíacas, em unidades especializadas. A máquina também é usada para o tratar pacientes com pneumonias graves. Apesar disso, o tratamento para essa finalidade foi barrado em 2015 pela Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS (Conitec).

De acordo com o Conitec, as pesquisas mostram que o tratamento é eficaz, mas é preciso um gasto elevado e centros especializados.

Paulo Gustavo piora e respira com ajuda de pulmão artificial

O Ecmo ainda é pouco usado no Brasil. No país, só há 21 centros registrados na sociedade internacional Extracorporeal Life Support Organization (Elso). Além disso, o um tratamento só existe há 10 anos e só foi reconhecido pelo Conselho Federal de Medicina em 2018.

A máquina do Ecmo fica ligado ao pacientes de casos graves e substitui o trabalho do pulmão e o coração. O sangue é retirado do corpo, em seguida, é levado para a máquina que tira o gás carbônico do sangue, coloca oxigênio e é devolve para a veia do paciente.