Dados de uma pesquisa realizada pela XP/Ipespe e divulgada na última segunda-feira (5), aumentou o número de pessoas que desaprovam o governo do presidente Jair Bolsonaro (sem partido). Os dados divulgados apontam que o índice de desaprovação subiu de 56% para 60% da população.
A mesma pesquisa aponta ainda que a popularidade do presidente caiu. O dado apresentado na última pesquisa destacavam que Bolsonaro tinha 38% de aprovação. Na pesquisa atual, apenas 33% dos entrevistados disseram que aprovam a gestão do chefe do Executivo.
Para 45% das pessoas entrevistadas, a expectativa para o restante do mandato de Bolsonaro é ruim ou péssima. Outros 23% disseram que a expectativa é que o fim do governo será regular e apenas 28% afirmaram que será ótima ou boa.
Eleições 2022
A mesma pesquisa que aponta a desaprovação de Bolsonaro também mostra o que os entrevistados esperam do cenário eleitoral em 2022. O levantamento mostra que o ex-presidente Lula está numericamente à frente do atual presidente nas intenções de voto.
Lula aparece com 29% de intenção de voto, enquanto Bolsonaro tem 28%. Em um cenário de segundo turno entre os dois políticos, Lula teria 42% dos votos, enquanto Bolsonaro teria 38%. Contra Ciro Gomes e Sérgio Moro, Bolsonaro aparece empatado.