Cultura

Artistas lamentam cancelamento do São João de Caruaru pelo segundo ano consecutivo

Cantores costumavam se apresentar durante o evento.

Laís Milena
Laís Milena
Publicado em 07/04/2021 às 18:23
Reprodução/TV Jornal Interior
FOTO: Reprodução/TV Jornal Interior

O São João de Caruaru, no Agreste de Pernambuco, foi cancelado pelo segundo ano consecutivo em 2021, por causa da pandemia de Covid-19. Artistas que costumavam se apresentar durante o evento, que é considerado uma das maiores festas juninas do país, lamentaram o cancelamento.

A suspensão do São João foi anunciada pelo presidente da Fundação de Cultura de Caruaru, Rubens Júnior. "Lamentavelmente, nós não temos ainda segurança para realizar o evento do porte do São João de Caruaru. A esta altura, deveríamos estar todos envolvidos em fechamento de contratos, em perspectivas de contratações artísticas, em preparação da infraestrutura, e nada disso está acontecendo porque, infelizmente, não temos condições de fazer", disse em entrevista à Rádio Jornal.

Confira o depoimento dos cantores

A cantora Maria Clara falou sobre o impacto de mais um ano sem São João. "Prejudica bastante o financeiro das pessoas que trabalham com eventos, que trabalham nas bandas, dos cantores, músicos, equipe de produção e montagem. O nosso segmento está sofrendo muito com isso, estou torcendo para que isso passe e as pessoas que estão doentes sejam curadas", declarou.

Santanna, gravou um vídeo cantando a música 'Siá Filiça' e falando da tristeza que sente sem o São João. "Dá vontade de chorar com mais um cancelamento do São João de Caruaru e do Nordeste", disse. O cantador finalizou dizendo: "A cadeia produtiva é muito grande e vai sofrer mais esse baque, espero que o poder público se compadeça dessa classe que leva trabalho e alegria para as pessoas".

Apesar de ser paraibana, Lucy Alves tem cidadania pernambucana e estava sempre presente no palco do São João de Caruaru. Segundo a cantora, sem a festa fica um "buraco no nosso coração". "É umas festa que não só promove entretenimento, mas também trás muito emprego, por isso esse buraco no nosso coração". Ela disse ainda que espera estar de volta a Capital do Forró "muito em breve".

O caruaruense Petrúcio Amorim lamentou o momento que estamos vivendo. "Não teremos São João, não termos forró, infelizmente. Nós estamos em uma pandemia, em um momento muito triste para mundo, principalmente para o Brasil e para o Nordeste", falou.

Pernambucano, Geraldinho Lins disse que entende o cancelamento da festa junina este ano. "É importante que não aconteça, a gente não pode aglomerar. Quando todo mundo tiver seguro, com saúde a gente volta a cantar e tocar forró", afirmou.