pandemia

Covid-19: Pernambuco tem maiores registros de casos da pandemia no mês de abril

O mês é considerado um dos mais críticos desde o início da pandemia.

Eduarda Cabral
Eduarda Cabral
Publicado em 21/04/2021 às 10:45
Horth Rasur/Shutterstock
FOTO: Horth Rasur/Shutterstock

Mesmo sem ter chegado ao fim, o mês de abril já é considerado um dos mais críticos da pandemia da Covid-19 em Pernambuco. De acordo com o boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde (SES), nesta terça-feira (20), o Estado confirmou, em 24 horas, 2.843 diagnósticos da doença, sendo assim o quarto dia com o maior número de registros desde março de 2020.

O que mais chama a atenção dos especialistas é que o Estado chegou a estes números com apenas 20 dias após o período de quarentena mais restritiva. Recentemente, a Organização Panamericana de Saúde (OPAS), nos últimos 30 dias, Pernambuco registrou uma das menores taxas de mortalidade por Covid-19 do Brasil, com 16,5 óbitos para cada 100 mil habitantes.

No entanto, apesar dos dados, a epidemiologista da Fiocruz Ana Brito disse à Folha de Pernambuco que este não é um motivo para comemoração. “Ainda estamos tendo crescimento no número de casos em nosso Estado. Temos notificado mais de mil diagnósticos e de 30 óbitos por dia”, destacou. “Não basta apenas reduzir [a quantidade de casos], os números precisam mostrar uma tendência de baixa.”

Medidas do Estado

Por meio de nota, a SES-PE esclareceu que, desde o início da pandemia no ano passado, o Governo de Pernambuco tem atuado com total transparência e todas as medidas de enfrentamento à Covid-19 têm sido tomadas. "Importante destacar, ainda, que Pernambuco tem procurado adotar medidas proporcionais ao seu cenário epidemiológico", destacou a secretaria.