superação

Pernambucano que estudava com livros achados no lixo e sem internet é aprovado em universidade pública

Davi Eduardo Ferreira de Brito, de 20 anos, sonha em ser professor.

Eduarda Cabral
Eduarda Cabral
Publicado em 27/04/2021 às 10:00
Reprodução/Arquivo pessoal
FOTO: Reprodução/Arquivo pessoal

Um jovem do Recife foi aprovado no curso de Geografia da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). O que mais chama a atenção na história de Davi Eduardo Ferreira de Brito, de 20 anos, é que ele estudava sem internet e com livros encontrados no lixo.

O jovem pernambucano e toda a sua família comemoraram a aprovação na universidade pública, mesmo diante de todas as dificuldades. A aprovação abre as portas para um sonho de Davi: ser professor. Sempre quis ser professor. Gosto muito de transmitir o que aprendo. Quero ensinar para encorajar outros jovens, principalmente da minha comunidade, para estudarem”, disse ele ao Jornal do Commercio.

Mesmo diante da conquista, Davi afirma que não quer parar por aí. A vaga que ele conseguiu foi em bacharelado e não licenciatura, que é a especialização necessária para conseguir lecionar. Ele afirma que vai lutar para conseguir a transferência.

Estudos e trabalho

Durante a pandemia da Covid-19 e em virtude das dificuldades financeiras da família, que foram agravadas, Davi precisou arrumar um emprego e até hoje trabalha descarregando cargas de uma empresa de produtos de saúde. Mesmo na faculdade, o jovem continuará no emprego e vai conciliar a rotina de estudos e trabalho.

Outro sonho de Davi é dar uma condição financeira segura para a família. “É um orgulho imenso ver meu filho chegar onde chegou. Nunca pensei que isso pudesse acontecer, apesar de sempre incentivá-lo. […] Estamos felizes demais. Estamos abestalhados, já chorei e tudo”, contou Claudia Feijó, mãe de Davi.