A Receita Federal está alertando para um golpe virtual que está ocorrendo nas redes sociais, intitulado "Golpe do Amor". Nele, as vítimas são atraídas pelos suspeitos através de mensagens afetivas. Segundo a Receita, os suspeitos criam perfis falsos para se passarem por estrangeiros bem sucedidos e conversam com mulheres ou homens para oferecer presentes e até empregos fora do Brasil.
De acordo com a auditora fiscal da Receita Federal, Ana Helena Carneiro, os suspeitos simulam envio de presentes para as vítimas e pedem uma quantia em dinheiro dizendo que o produto ficou retido no aeroporto, mas, na verdade, trata-se de um golpe.
Quem tiver sido vítima deve registrar os casos na Polícia Civil. De acordo com a auditoria, o registro desse golpe aumentou durante a pandemia.
Quais são as características do “Golpes do Amor”?
A vítima é escolhida pela quadrilha; os suspeitos a tratam de maneira amorosa e pode haver troca de fotos entre a vítima e o farsante;
O homem diz que está apaixonado e que quer presentear a vítima, se mudar para o Brasil ou oferece uma proposta de emprego;
O suspeito fala que está enviando para o Brasil presentes ou equipamentos e que essas remessas estariam retidas pela Receita Federal. A vítima teria que fazer uma transferência ou pagar um valor (em torno de R$ 2.500 a R$4.000).