Inusitado

Foguete Chinês cai no Oceano Índico; Antes de cair ele foi visto em Santa Catarina, veja vídeo

Partes do foguete entraram na atmosfera da Terra às 10h24 deste domingo (9).

NE10 Interior
NE10 Interior
Publicado em 09/05/2021 às 17:00
Reprodução/YouTube
FOTO: Reprodução/YouTube

Os destroços do foguete chinês Longa Marcha 5B caíram no no Oceano Índico, na noite do último sábado (8). De acordo com imprensa estatal da China, o foguete caiu precisamente no Mar Arábico, perto das Ilhas Maldivas.

Partes do foguete entraram na atmosfera da Terra às 10h24 deste domingo (9) no horário de Pequim e às 22h24 de sábado (8), no horário de Brasília. Ainda não se sabe se o foguete caiu na água ou em terra firme. Especialistas especulavam que a reentrada descontrolada do foguete na Terra fosse em áreas habitadas. No entanto, autoridades chinesas e especialistas independentes alertaram que havia pouco risco disso acontecer. 

Foguete é visto do céu de Santa Catarina 

Antes de cair, o foguete foi visto no céu de Santa Catarina. Uma câmera de monitoramento de uma estação em Monte Castelo, no Norte do estado, registrou o objeto passando as 18h30 da sexta-feira (7). O diretor técnico da Bramon, Marcelo Zurita, explicou, em entrevista ao G1, que o foguete foi observado também no Rio Grande do Sul, São Paulo e Minas Gerais entre quinta-feira (6) e sábado (8).

Confira vídeo completo: Foguete Chinês cai no Oceano Índico

Nas imagens é possível ver um ponto de luz passando, da esquerda para a direita. "A gente tem certeza que é o foguete. Primeiro que já era para passar pela posição e horário que passou, e dá para ver nas imagens uma variação de brilho. Essa variação de brilho vem sendo observada e é partir dela que ficou claro que estava fora de controle. Quando está girando é porque não está estável em órbita", afirmou, Marcelo Zurita.

Chances de cair no Brasil 

Cálculos feitos pela Rede Brasileira de Observação de Meteoros (Bramon), revelaram que há chances do foguete chinês descontrolado atingir alguma área do território brasileiro. De acordo com a Empresa de Meteorologia Clima Ao Vivo e pela Comunidade Internacional demonstram que a possibilidade da reentrada ocorrer no Brasil é de 1,48%.

> Foguete chinês descontrolado tem chances de cair no Brasil; Entenda rota

***Com informações do JC e UOL