Covid-19

Pernambuco vai retomar vacinação de grávidas e puérperas com vacina da Pfizer

Com a decisão, será criado quatro polos macrorregionais, nos quais poderão se vacinar gestantes e puérperas, com e sem cormorbidades.

NE10 Interior
NE10 Interior
Publicado em 12/05/2021 às 18:50
Reprodução/NE10 Interior
FOTO: Reprodução/NE10 Interior

O estado de Pernambuco vai descentralizar a imunização de gestantes e puérperas contra a Covid-19 com a vacina da Pfizer/BioNTech para o interior. Com a decisão, será criado quatro polos macrorregionais, nos quais poderão se vacinar gestantes e puérperas, com e sem cormorbidades de todo o estado. A medida foi tomada pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) e pelos gestores municipais durante a reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), realizada na tarde desta quarta-feira (12). 

Gestantes e puerpérias de cidades da Região Metropolitana e Zona da Mata, o polo de vacinação será Recife, Olinda e Jaboatão dos Guararapes. Para o grupo que reside em cidades do Agreste, o polo de vacinação será em Caruaru. E para gestantes e puerpérias do Sertão, o polo de vacinação será em Serra Talhada e Petrolina. 

O Programa Estadual de Imunização está organizando um plano operativo para informar para qual polo irá a mulher de cada município. Além disso, está sendo verificado com Recife, Jaboatão e Olinda quantas doses da Pfizer, estão disponíveis para fazer a divisão para as macrorregionais. Ao todo, foram entregues 46,8 mil doses ao Estado na última segunda-feira (10).A expectativa é que o imunizante seja distribuído na próxima sexta (14).

Vacina é segura?

Após a Anvisa recomendar a suspensão imediata da aplicação da AstraZeneca em gestantes, Pernambuco suspendeu a vacinação desse grupo no município. A recomendação da Anvisa, é resultado do monitoramento de eventos adversos feito de forma constante sobre as vacinas Covid-19 em uso no país. 

Durante a reunião do Comitê Técnico Estadual e da CIB, o secretário estadual de Saúde André Longo, citou a suspensão da vacinação. Segundo ele o Estado continua no aguardo das orientações do Ministério da Saúde (MS), principalmente em como se dará a finalização do esquema vacinal daquelas mulheres que já fizeram a primeira dose.

O secretário também tranquilizou aquelas mulheres que já tomaram a primeira dose com a Astrazeneca e ressaltou que os efeitos colaterais descritos até o momento são raros. André Longo informou que a vacina Pfizer é segura para este grupo de gestantes e puérperas. Por meio de nota, 

"A vacinação para este grupo de gestantes e puérperas é segura com a vacina da Pfizer. Então, tanto o Comitê Técnico quanto a CIB decidiram pela continuidade do processo de vacinação em Pernambuco. Nós estamos organizando uma rede nos municípios sede de Regionais, inclusive no interior do Estado, para que esse processo de vacinação das gestantes e puérperas possa ter continuidade já a partir deste final de semana, com a distribuição da Pfizer de forma mais capilarizada para esses municípios atenderem essas mulheres perto de onde elas residem. Essa rede solidária do Sistema Único de Saúde será criada para garantir a continuidade segura do processo de vacinação das mulheres gestantes e puérperas de Pernambuco", reforçou. 

Comorbidades 

A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) também informou que a vacinação no grupo de comorbidades e pessoa com deficiência cadastrada no BPC passa a ser feita na faixa etária a partir dos 50 anos em todo o Estado.